Como ter cabelo colorido? Dicas para ter a tão sonhada cor.

Como ter cabelo colorido? Dicas para ter a tão sonhada cor.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como ter cabelo colorido? Dicas para ter a tão sonhada cor.

Muitas vezes na rua, volta e meia me param e me perguntam:
“Como ter cabelo colorido?”

Ou então

“Como manter um cabelo colorido?”

Para início de conversa, preparei um pequeno guiazinho, baseado em minhas experiências de como entrar para esse mundo colorido da forma mais fácil e menos traumática possível e para mostrar que sim, é possível ter cabelo colorido sem que ele caia ou fique feio.

A partir desse guiazinho já vai ser possível ir atrás de informações, guias e dicas confiáveis, mesmo que não estejam nesse blog. E você consiga enfim, ir para o mundo das cores.
Enjoy !

1. Passo – Compromisso

O primeiro passo para entrar nesse mundo é o fato que você, ao colocar uma química qualquer no cabelo, estará assinando um termo de compromisso com ele. Por que? Por que você terá que dedicar tempo e vontade para que tudo saia do melhor jeito possível e seu cabelo continue firme e bonito. Seja pesquisando, seja retocando a cada duas / três semanas, retocando a descoloração da raiz ou principalmente tratando. Você vai ter que ter SIM um tempo dedicado a esse fim.

2. Passo – Aprendizado

Você vai ter que novamente se comprometer a pesquisar. Temos o google para isso, temos também as comunidades voltadas para esse mundo, então falta de acesso ou falta de informações não existe. Se você está nesse blog, você pode muito bem ir pesquisar. Pesquise tudo, esse mundo é um aprendizado constante, você até vai chegar a aprender química para saber o que os produtos fazem ou deixam de fazer em seu cabelo.
Isso vale também para tintas, elas tem variações, tamanhos, durabilidade e cores diferentes. Encontre o que mais se encaixa para você e seu bolso.

Como ter cabelo colorido
Como ter cabelo colorido

3. Passo – Cabeleireiros NEM SEMPRE são confiáveis

Nas comunidades sobre o assunto de cabelo, uma das coisas que mais vemos são as pessoas reclamando dos cabeleireiros. Muitas moças e moços preferem iniciar no mundo colorido indo ao cabeleireiro. Não há mau nenhum nisso ! Eu até faria isso se eu tivesse dinheiro e conhecesse alguém. Afinal, até pegar o jeito para fazer tudo em casa leva tempo e muuuitos erros e acertos. Mas tome cuidado, sério. As vezes por ignorância ou até mesmo má fé esses profissionais podem chegar a te deixar careca e traumatizado pelo resto da vida! A minha dica é : conheça o cabeleireiro, vá lá fazer manicure umas vezes, veja como ele trata os clientes, veja como ele faz os procedimentos. Pergunte como o procedimento é feito : que produtos? Como ele é aplicado? Quanto tempo age? Coloca alguma coisa junto? Com isso em mãos, vá pesquisar ! Veja se o que ele faz é o correto. Há regras básicas em descolorações, como 40 minutos MÁXIMO no cabelo, nada de fontes de calor ou até então descolorantes melhores ou piores ou até mistura amônia para “agir melhor” (o que é prejudicial a saúde). Não caia nessas ciladas, o cabelo é seu, cuide com quem está mexendo nele. Dê preferencia para levar os seus produtos e faça o cabeleireiro misturar na sua frente, por que há profissionais que falam que usam marca x, mostram a embalagem, mas no final, o produto é outro, mais barato e que com certeza não tão eficiente e / ou com danos maiores.

4. Passo – Trate

Entrou no mundo colorido? Agora bora tratar ! Essa é outra coisa que me pedem quando me perguntam “como ter cabelo colorido?” E não pense que um Novex uma vez por semana / mês é o que vai segurar seu cabelo colorido por muito tempo.
Vamos começar a pesquisar sobre parafinas, petrolatos e parabenos. Você vai ver que produtos que possuem esses componentes não são bons ! Ou seja, adeus Novex, adeus Nielly, adeus Pantene. Enfim. Adeus esses tantos cremes “baratinhos” ou de mercado e olá Kanechom, olá Amend, olá Yamasterol. Esses exemplos são baratos e fáceis de se achar, não pense que você vai precisar de um Kerastase da vida, que não, não precisa. Muitas das soluções e misturas você encontra na sua cozinha. SIM! Usamos de maior parte receitas caseiras, há poucas situações e tipos de creme que você pode substituir por uma mistura natural.
Depois vamos atrás de shampoos sem sulfato. Eles possuem muitos benefícios, dentre eles: mantém mais tempo a cor, danificam menos o cabelo, mantém mais tempo os tratamento e principalmente diminuem a oleosidade do cabelo.

Quer uma dica? Eu tenho uma série de vídeos falando sobre o Cronograma Capilar.

Como ter cabelo colorido
Como ter cabelo colorido

5. Passo – Paciência

Sério, NÃO EXISTE soluções milagrosas. Bomba pro cabelo crescer, Dekap Color (produto removedor de pigmento, depois falamos dele) com chapinha. E muito menos, não vá tacar descolorante no cabelo toda vez que for trocar de cor ou quando quiser trocar de cor. Não, não, não. Paciência.

6. Passo – Cronograma Capilar

Pesquise sobre isso. A fundo. E siga rigorosamente. Ele faz milagres no cabelo a longo prazo. É a partir dele que você vai saber que creme usar, como usar, o que misturar e como misturar.

7. Passo – Observe

Por último aprenda a observar seu cabelo. Por que muitas vezes o que uma coisa dá certo para alguém, mas para você não dá certo. Então aprendendo a observar o que você faz e deixa de fazer e no que isso impacta, mais tarde você vai saber exatamente o que seu cabelo precisa ou não.

Enfim, espero que minhas dicas ajudem quem está querendo começar nessa vida. Elas sintetizam tudo que você vai precisar. Mas não pense que é um bicho de sete cabeças, por que se você realmente gostar desse mundo, vai gostar de todas as etapas. Acabará que isso se tornará um hobbie para você.

4 thoughts on “Como ter cabelo colorido? Dicas para ter a tão sonhada cor.

    1. Hehe, precisa ter um pouco de coragem sim, e principalmente paciência, por que o cabelo nunca mais volta a ser como era sem química. E que legal! Espero que sua colaboradora acompanhe o blog.

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *