Descoloração – Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

Descoloração – Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

Descoloração - Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

O primeiro passo óbvio para se ter um cabelo colorido, é descolorir o cabelo, em casos que seu cabelo é mais escuro que a cor que você quer.

Porém a descoloração é uma química, e essa química agride MUITO o cabelo, coisa que, se o cabelo não estiver preparado e sem condições de aguentar tal química, ele pode derreter. SIM, ele pode derreter, cair, quebrar, você pode perder quase todo seu cabelo. Tudo por falta de cuidado.

 

É possível descolorir o cabelo tranquilamente? SIM! Lógico!

Seu cabelo está áspero? Seu cabelo está seco? Com frizz? Quebrando muito? Caindo? Embaraçando muito? Sem brilho? Parece um chiclete? Indomável? Você puxa e ele quebra?

Então muita atenção para descoloração. Dependendo do nível de dano, seu cabelo pode não aguentar. Nesse caso, eu recomendo seguir o cronograma (sim, baterei na tecla desse cronograma SEMPRE), fazer pelo menos um completo antes de descolorir.

Se o seu cabelo já é descolorido, mais atenção ainda. Cabelo virgem normalmente não tem problema, mas já com química pode ter problemas.

Quer saber sobre o cronograma? Eu falei um pouco em uma série de vídeos do canal.

Descoloração - Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

 

Você quer ignorar esse aviso ou seu cabelo está na sua opinião, bom? Então FAÇA um teste de mecha. O cabelo é imprevisível, pode ter aparência, textura, etc boa, mas no final, não é nada disso, um teste vai evitar muita dor de cabeça.

Outro ponto importante a se levar do teste de mecha, é o teste de alergia que você acaba fazendo junto. Se seu couro cabeludo arder em níveis insuportáveis, coçar ou formar feridas nesse teste de mecha, interrompa. Interrompa que esse descolorante não é para você, procure outra marca.

 

O que é o teste de mecha?

Na teoria você pega uma mecha em um lugar escondido e faz o procedimento que tem que fazer, no caso a descoloração Eu faço o teste em duas mechas, uma escondida e uma no topo da cabeça. Por que? Por que a mecha escondida não sofre as mesmas agressões do dia-a-dia que a que está no topo. Esse teste serve para TUDO, TUDO que você fará no cabelo nessa vida de colorida. ELA SALVA CABELOS ENTÃO FAÇA. FAÇA MESMO SE VOCÊ JÁ TIVER DESCOLORIDO O CABELO COM A MARCA X, O CORPO MUDA, O CABELO MUDA JUNTO !!

Seu cabelo aguentou? Seu couro cabeludo aguentou? Ótimo, então bora descolorir.

Descoloração - Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

E o descolorante ???

Esse é o segundo tópico que vamos falar.

O descolorante age abrindo as cutículas do cabelo e oxidando os pigmentos. Porém, como já falando, ele acaba tirando água, lipídeos, nutrientes, etc etc etc. Por isso os danos.

Temos muuuuitas marcas de descolorante no mercado, porém, mesmo que dê certo para algumas pessoas, o menos recomendado são os baratos (Lighter, Blondor, Yamá, etc etc). Aqueles que você compra em farmácia e usa nos pelos do braço são, definitivamente, os menos indicados. Por que normalmente agridem mais e abrem menos o tom do cabelo.

Então que marcas recomendo? Difícil falar, por que cada pessoa tem um cabelo, cada descolorante age de uma forma. Mas para início posso recomendar os mais aceitos : Amend, Aquaflora, Supermeches ou Blond Me.

Mas Stefanie, Blond Me custa 200 paus !!!! Sua ryca, eu sou pobre, não tenho dinheiro investir tanto assim, vou desistir desse sonho, é muito dinheiro (……)

Compra o fracionado. Sério, não vale a pena gastar 200 reais em um Blond Me, sendo que ele tem má fama de passar da validade com poucos meses, mesmo ainda estando dentro da mesma. Você não usará o pote inteiro em um ano de cabelo colorido, ao menos que você faça descoloração a cada 15/30 dias. Eu retoco a raíz a cada 2/3 meses. Então para mim não vale a pena. Enfim.

Quer dicas de produtos para cuidar dos cabelos?

Para falar do desempenho dos descolorantes, o que melhor agiu para mim foi o Blond Me, abriu muito mais com menos dano. PORÉM, me deu alergia, meu couro cabeludo ficou todo ferido, ele está meio que fora do meu uso, mas para você pode ser que funcione.

Quanto ao Amend, eu uso o vermelho. Abre bem, mas em proporção, eu preciso descolorir duas vezes com ele para ter a mesma abertura que o Blond Me tem.

E quanto aos outros, eu ainda não os usei. Mas estou os citando pelo fato que são os mais recomendados.

Descoloração - Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

Ps: O certo é usar as oxigenadas das marcas dos descolorantes. Blond Me com Blond Me, Amend com Amend e por aí vai. A volumagem depende. Quanto mais alta, mais danos, porém mais abre. Recomenda-se a volumagem 30, eu uso 40. Aí vai pelo teste de mecha e pelo uso, para você balancear o custo-benefício.

E o procedimento ?

A primeira coisa que vou dizer : leia e siga as instruções, há descolorantes com proporções e tempos diferentes.

Quanto ao procedimento, é meio difícil de se explicar por texto, juro que um dia eu faço um vídeo explicando.

Mas para início de conversa, para INICIANTES eu recomendo:

Repartir primeiro o cabelo no meio, lado direito e lado esquerdo. E em seguida repartir um arco de orelha a orelha. Você terá 4 blocos de cabelo. E nisso você descolore individualmente cada um desses blocos, fazendo a descoloração por camadas de no máximo 1 dedo e besuntando muito bem com descolorante. Isso serve também para retoque de raíz.

Esse vídeo dá uma ilustrada no que estou falando:

E então, novamente, faz cada bloco individualmente. Faz o bloco 1, espera 40 minutos, lava e vai pro próximo. Bloco 2, espera 40 mins, lava e vai pro próximo e assim vai.

Por que tanto trabalho???

Por que para quem é iniciante, sério, é trabalhoso. Fazendo assim você não corre o risco de já ter dado 40 minutos e não ter nem terminado metade do cabelo. Por que descolorante que passa dos 40 minutos PARA DE AGIR E CONTINUA DANIFICANDO e isso não queremos, ok?

Com o tempo você vai pegando o jeito e vai conseguindo fazer tudo de uma só vez. Ou não.

E se eu só vou retocar a raíz?


Recomendo o mesmo procedimento, mas tome cuidado REDOBRADO com as partes já descoloridas, ao menos que você queira clareá-las.

DICAS : 

1. Uma coisa que ajuda muito é usar um espelho de frente à você e um segundo espelho atrás, posicionado de forma que você vê a parte de trás do cabelo. Também ajuda ter um pano velho para você limpar a mão ou a roupa em caso de emergência.

2. Ah ! Não se esqueça de usar roupa velha, que você possa estragar. O descolorante faz buracos cabulosos no tecido.

 

Descoloração - Dicas para descolorir o cabelo em casa em segurança

3. Tenha um relógio ou melhor um cronômetro do seu lado, ajuda a cronometrar o espaço de tempo entre o início do procedimento e o final.

4. Tenha muitas presilhas, ajuda !

5. Normalmente as pessoas descolorem o cabelo com ele SUJO, ENSEBADO. Por que? Por que o sebo ajuda a evitar danos e alergias no couro.


6. Se você não vai descolorir a parte já descolorida, BESUNTE a parte que não pode ser descolorida com óleo (vegetal, pelo amor de zeus). Serve óleo de rícino, serve azeite de oliva (extra virgem), óleo de coco 100% puro, etc etc. Isso impede que o descolorante aja naqueles lugares.


Enfim passei todas as dicas que eu conseguia passar. Espero que consiga ajudar nessa primeira experiencia, ou até nos retoques. Quem quiser, faça perguntas aqui nos comentários, responderei com prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *