Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

Um segredo meu: eu sempre quis aprender a costurar ! Embora desde muito antes de eu nascer em casa tivesse uma máquina de costura e eu tenha crescido com ela a disposição, nunca pude/tive coragem de começar a mexer nela.


Aqui em casa temos uma Singer 666, herança de minha falecida avó. E bom, ela sempre foi pau para toda obra e é com ela que eu comecei a me interessar pela costura.

Eu acho maravilhosa a ideia de criar minhas próprias roupas, além de ser mais barato que comprar em loja, pois você estará pagando só o tecido. Além de poder criar no seu tamanho e do seu jeito.

Bom, com o advento da internet e a forma que nos facilitou a vida na hora de termos a disposição as informações desejadas, decidi, mesmo depois de velha a começar a costurar. Ainda sou iniciante, mas estarei aproveitando esse espaço para deixar algumas dicas que eu não encontrei em lugar algum, e que são situações que eu já passei.

1. Conheça a máquina e faça uma manutenção antes de começar

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

Hoje em dia, temos centenas e centenas de tutoriais na internet sobre o assunto, então é relativamente fácil você conseguir se desenvolver, eu consegui e não tive suporte nenhum para isso, a unica coisa que eu tive foi uma pequena ajuda do meu pai (sim, meu pai manja) para aprender a passar a linha na máquina e a iniciar, porém, se não tiver quem auxilie, tenha em mãos o manual da sua máquina! Ela pode ser o quão velha for, mas o manual é extremamente simples e autoexplicativo, com exemplos em imagem para melhor entendimento. Se não tiver em mãos os manual, você os consegue nos sites das respectivas máquinas.

Eu digo em ter uma noção, por que vai te facilitar muito a vida. Pegar uma máquina e tentar mexer com ela sem nem ter um pingo de conhecimento pode ser frustrante, então uma lidinha no manual vai ajudar bastante !

Se você está ganhando a máquina de alguém ou comprando de algum lugar, eu recomendo leva-la para uma verificação e ajuste. Isso irá te poupar muita dor de cabeça e você terá uma maquina 0 bala para começar

2. Não force a máquina

Sério, não! Se ela travou, parou, não costura, não sei o que, tem alguma coisa errada! Verifique antes que você a quebre.

3. A agulha deve estar na posição correta

Sim! Se ela não estiver a maquina irá pular pontos ou embolar embaixo, é uma solução muito simples e já quase tive que chamar um técnico por que eu não achava a solução em canto algum.

4. Planeje o que irá costurar.

Achou um tutorial, gostou? Então procure saber o que você vai precisar, tecido, manta, viés, sianinha, linha, etc etc etc. Por que ai quando você for comprar, não haverá desperdícios. Tente pensar também no aproveitamento do tecido. Temos rolos de 1,40m de largura ou 2,45m de largura, ou então retalhos nos mais diversos tamanhos. E não tenha vergonha de perguntar para o vendedor sobre o tecido que vai usar, ele está ali para isso, mas também não deixe de pegar o tecido na mão, sentir, testar, por a mão embaixo para ver o nível de transparência, tentar amassar, ver se ele não deslisa fácil, enfim, tudo isso faz diferença no trabalho final.

5. Não tenha medo de alinhavar ou alfinetar.

Sério, ajuda muito, principalmente quando se é iniciante. Afinal impede que as coisas se movam e a costura fique torta.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

6. Se alfinetar, não esqueça de tirar o alfinete antes de passar a costura.

Isso quebra a agulha e força a maquina.

7. Costurar o dedo dói. Muito

Conforme você vai pegando prática, você vai deixando de fazer aquela coisa “costura, para, costura, para, ajeita, costura, para de novo” para ir costurando rapidinho de uma vez só. Mas sério, atenção na mão e na proximidade da agulha, por que a maquina nem vai sentir seu dedo ali e vai passar a costura em cima mesmo. Recomendo ter atenção ou ir devagar mesmo, isso evita que você se machuque, que manche o tecido de sangue e force a maquina

8. Maquinas mais antigas precisam de ajuda para dar a partida

O motor não tem força para começar a rodar, se você sentir que ela tá tendo que se esforçar muito no início, dá uma roladinha de leve no volante (na direção de costura, please) que ela continua o resto. 
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

9. Tecidos

Gosto muito do oxford, embora para alguns trabalhos eu use algodão/viscose. O oxford é chatinho por que desfia fácil, então precisa de uma overlock por perto ou uma vela. Sim, vela. Indico esse vídeo AQUI (ele já está no minuto que começa a explicação). Enfim, o oxford é barato e fácil de trabalhar, é o que eu comecei e recomendo para iniciantes.
Se puder dar uma pesquisada em nomes de tecidos e utilidades seria até legal, apesar que eu prefiro ir em uma loja e escolher a dedo.

10. Divirta-se

A costura pode ser um hobbie maravilhoso (que pode até virar um trabalho, quem sabe!). Eu sou o tipo de pessoa que adora criar as coisas do 0 e adora trabalhos criativos. Então para mim tem sido aquele tipo de passa tempo que me tira de orbita e me faz esquecer dos problemas. Então, faça com calma, com gosto e divirta-se.  Hoje temos diversos materiais de aprendizado, então você não pode dizer que não tem condições de fazer um curso, por que embora ele ajude, se você tiver dedicação não precisa.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

11. Bônus ! Top links interessantes para iniciantes.

Amo esse canal! Ela explica super bem e dá aulas para iniciantes e avançados. Tem aulas de desenho de moda e modelagem também.
Desse canal eu indico essa playlist
Indico também
Do Fundo do Armário (canal novo)
e
DoFundoDoArmario (tem tutoriais antigos, embora seja um canal fechado)
Você também acha muitos tutoriais no Pinterest (é necessário conhecimento em inglês)
Enfim, um dia tirarei o dia para fazer uma lista de links interessantes, espero que esses iniciais já ajudem, da mesma forma que me ajudaram !
Fecho o post aqui e mando um beijinho para todo mundo. Kissu ~

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

12 thoughts on “Vamos costurar? Dicas de iniciante para iniciantes.

    1. Haha, pior que é assim mesmo, o problema maior é que se descobre fuçando ou indo para o técnico, não tem um lugar que bata exatamente nesses erros de iniciante. Essa da agulha torta eu tive que quase levar para o técnico para descobrir. Pior que a máquina estava costurando, mesmo com a bichinha torta! Mas uma hora parou de vez e me deu uma dor de cabeça até resolver ):

      Beijinhos, que bom que gostou do blog <3 , fico feliz.

    1. Eu estou para lançar um compilado de links sobre costura, que eu utilizei/acredito que sejam uteis para iniciantes. 🙂 Se quiser, dá uma olhada nesse canal da Alana Santos, que ela fala de tuuuudo mesmo, desde modelagem, tecidos, desenho de moda, corte, dicas, etc etc. Ela que realmente me ajudou a começar.

  1. Que fofo, que amor!
    Adorei teu cantinho é uma graça.
    Eu nunca fui boa em costurar, fora a falta de paciência, mas com estas dicas válidas acho que da para tentar. Minha avó tinha uma, amava ver ela fazer com tanta maestria, era adorável e o mais perto do bonito que cheguei com linha foram bordados kkk.

    Beijos e seguindo flor.
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    1. As vezes é questão de prática mesmo e ter as técnicas certas. Em pouco tempo eu já estou conseguindo fazer bastante coisa, lógico, seguindo tutoriais detalhados.

      Minha mãe já fez muita coisa para ela mesma quando era jovem, e eu espero conseguir seguir esses passos, embora quem me ensinou mesmo a iniciar foi meu pai haha.

      Obrigada pelo comentário <3

    1. Hehe, eu acho costurar bom demais. Que bom que eu consegui ajudar em alguma coisa com dicas tão simples (mas que me fizeram falta haha). Brevemente eu continuo esse post com mais dicas e truques que eu aprendi por conta para começar.

      Beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *