Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

O cabelo é um acessório muito querido para várias pessoas, sejam elas homens ou mulheres. E muitas vezes existem mitos e ações que acabam prejudicando-o sem que saibamos! Que tal conferir essas dicas rápidas de como cuidar melhor do cabelo e aproveitar aquele brilho natural?

1- Pentear o cabelo muitas vezes. 
Ao contrário daquele mito de pentear o cabelo 100 vezes antes de dormir, não é muito bom pentear muitas vezes o cabelo, seja de uma vez ou ao longo do dia. Primeiro por que o ato de pentear, na região do couro cabeludo estimula a produção de oleosidade, deixando o cabelo oleoso antes da hora (ficar passando a mão também ajuda isso acontecer, adicionando a oleosidade natural da mão). Segundo que o atrito da escova no fio ajuda ele a ficar mais frágil e consequentemente, ajudando na quebra. 
O correto é evitar escovar muito o cabelo. Lógico, não dá para ficar com o cabelo arrumado o tempo todo, necessitando de uma escovada básica, mas tente fazer isso com os dedos limpos! É mais saudável para o fio e evita que o pente quebre os nós.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

2- Dormir com ele molhado / ficar muito tempo com ele molhado
A umidade fragiliza o fio. E deitar/se mover em cima do fio já molhado faz com que ele quebre ou fique mais fragilizado enquanto seco. além da fronha/travesseiro abafar a região, ajudando na proliferação de fungos no couro cabeludo.

Ficar com o cabelo molhado por muito tempo, por exemplo, usando aquelas toalhas de cabeça por muito tempo também faz isso. O correto é tomar banho cedo, para que na hora de dormir o cabelo esteja seco, além de mante-lo secando ao natural, tomando o seu tempo para esse fim.

3- Chapinha e Secador em excesso.
Você sabia que para mexer com o calor no cabelo é necessário que você utilize um protetor térmico? Poisé! O calor frita a fibra capilar, deixando o fio quebradiço, seco e sem brilho a longo prazo. Principalmente com a chapinha.

Esqueça essa ideia de que quanto mais quente a chapinha, melhor. Esqueça essas propagandas da chapinha assando panqueca. Existe uma temperatura ideal para cada cabelo, sendo necessário o teste e adaptação. Mas nunca ultrapasse os 200ºC. Nem passe ela com o cabelo molhado! O calor da chapinha no cabelo molhado cozinha.

E secador em excesso também não é legal, principalmente se acompanhado por escova. Novamente, por que o atrito da escova faz com que o fio quebre, principalmente nessa hora, por que há uma tração muito forte na fibra. Opte por secar apenas, em temperatura morna e mantendo distancia do cabelo. E não se esqueça de usar o protetor térmico.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

4- NÃO! Progressiva NÃO é tratamento
Progressiva nada mais é que uma química. Ela age alterando o fio, deixando-o liso e por fim criando uma capa como se fosse plástico filme. Por isso do brilho, por isso da aparência de bonito, por isso a aparência de saudável. Só que não! Por ser química há danos e se o cabelo já possui outros danos como excesso de chapinha/secador, tinturas, descoloração, etc, após a progressiva você não conseguirá mais tratar esse cabelo e não saberá mais como é o real estado dele. Afinal, não entra mais água, não entra mais nutrientes, não entra mais nada. O cabelo pode estar podre e você nem sabe.

Então se o seu cabelo estiver precisando de um up e o cabeleireiro sugerir progressiva. CORRA!

E se você quiser fazer uma progressiva, trate muito bem do cabelo antes.

Obs: o mesmo vale para botox. Que embora um real botox ajude, a maioria no mercado e nos cabeleireiros é apenas uma progressiva disfarçada. Tem até formol no negócio.

5- Corte com navalha deixa o fio mais saudável. 
Só que não. A navalha corta o fio pela metade, deixando-o com o cortex exposto. Além de deixar a ponta dura e propensa a dividir-se formando pontas duplas.

6- É normal o couro arder enquanto descolore.
Não! ardido é sinal de perigo, algo está errado, seu corpo está reagindo a mistura química, em uma reação alérgica, coisa que pode ser muito perigosa, além de causar feridas. Utilize um descolorante que não lhe incomode e SEMPRE faça o teste de mexa para saber.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

7 – Fronha de cetim SIM!
Você sabia que o algodão absorver a umidade natural do fio? Já dormiu com o cabelo maravilhoso e acordou com ele super ressecado? Pode ter sido o algodão da fronha! Que tal trocar para seda ou cetim? Eles não absorvem a umidade e doam brilho para o cabelo.

8- Lavar o cabelo todos os dias, muitas vezes por dia não é bom.
Não, não é mesmo. Por que? Por que ao lavar, principalmente com shampoo você retira a oleosidade necessária e natural do cabelo/couro, fazendo que os mesmos deem um efeito rebote, produzindo mais oleosidade para compensar a falta. Por que é sim bom ter uma oleosidade leve natural, por que protege dos danos e das agressões do meio ambiente.

Tente manter uma rotina de lavar menos e talvez a aderir a técnica de Low / No Poo. Você vai ver que seu cabelo agradece. E como demora para a oleosidade diminuir, experimente usar um shampoo a seco nos dias de maior oleosidade, ou então talco ou maisena. Assim você consegue espaçar mais o tempo de lavagem e mantém o cabelo lindo, leve e solto.

9- E para fazer o cabelo crescer mais rápido? Comofaz?
Cuidado com esses shampoos bombas que entram monovim, bepantol e sabe-se lá o que mais! Eles aceleram o processo de vida do fio, fazendo-o crescer mais rápido, mas também, cair mais rápido. Ou seja, dá na mesma.

O que você pode fazer é ter uma alimentação saudável e correta, além de massagens no couro cabeludo. Experimente fazer durante o banho enquanto aplica o condicionador. Isso estimula a circulação, ajudando no crescimento.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

10- Saiba os componentes do que está usando.
É importante dar uma pesquisada e entender o que cada componente faz. Por exemplo: itens como Petrolatos (Petrolatum) ou Oleo Mineral (Paraffinum Liquidum) não são legais, acumulam no fio e acabam com a saúde do mesmo. Além de estudos que provam que o petrolato não faz bem para o corpo em longa data. Temos outros ingredientes que você deveria evitar, por tornarem o cuidado do cabelo mais fácil e efetivo.

A mesma coisa vale para maquiagens e produtos de higiene pessoal. No Brasil, ainda são usados muitos componentes que já foram proibidos em muitos países por não serem legais.

E por fim…

11 – Saiba identificar quebra de queda.
Quebra e queda são coisas completamente diferentes, que necessitam de ações diferentes. É normal o cabelo cair em média 100 fios por dia. Se você perceber que está caindo mais que o normal, principalmente da raiz (pontinho branco na ponta), está na hora de procurar um dermatologista.

Se perceber que o fio não está saindo inteiro, está quebrando em seu comprimento, é alguma coisa que não foi bem, talvez uma química tenha prejudicado ele a ponto de não aguentar mais danos, procure tratar melhor do cabelo ou procure um cabeleireiro de confiança para avaliar o estado geral. Experimente investir na queratina ou em um bom creme reconstrutor (super recomendo o RMC Amend, da embalagem azul), mas cuidado, tudo em excesso faz mal.

Enfim minhas amoras! Espero que tenham gostado. Eu joguei meio aleatório essas dicas, que são as que eu sinto mais falta de serem respondidas por aí. As respostas foram pegas através da própria experiencia e na observação de experiências de outras pessoas. Espero que eu consiga ajudar alguém que talvez esteja necessitando.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

16 thoughts on “Vamos falar de Cabelos? 11 dicas indispensáveis.

  1. Muito boas as dicas. Conhecer o cabelo para entender suas necessidades é fundamental. E a melhor forma de cuidar certamente começa pela alimentação, é ela que faz refletir a beleza nos fios. Prato colorido e natural é tudo :). See you!

    1. Muitas pessoas esquecem o quão importante é a alimentação, mesmo ela afetando não só o cabelo, como a pele, as unhas, a saúde no geral. Isso falando na parte de "estética" da coisa hehe. E conhecer o cabelo é muito importante também. Entender o que ele precisa e deixa de precisar é legal e facilita na hora de trabalhar/mexer/cuidar.

      Obrigada pelo comentário!

  2. Eu parei com a progressiva desde que tive uma reação alérgica feia e desde que soube , de uma cabeleireira, que tal procedimento só faz uma maquiagem nos fios, impede o cabelo de reter nutrientes importantes e detona com o cabelo. Hoje, só hidratação com cremes poderosos e muito óleo de coco.

    1. Óleo de coco é amor puro! Haha. Amooo, vai pra pele, vai pra comida, vai pra saúde, vai pro cabelo, pros lábios, vai pra tudo!
      Então, normalmente os cabeleireiros vendem como tratamento, o que eu acho muito triste. Imagina… Conheço uma menina que tem cabelo natural liso escorrido e foi lá e fez uma progressiva por que o "profissional" insistiu que era bom. O cabelo nunca mais foi o mesmo até ser cortada toda a parte com química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *