Dicas para Blogueiras pt.1 – Direitos Autorais e Stock Photos

Dicas para Blogueiras pt.1 – Direitos Autorais e Stock Photos

Dicas para Blogueiras pt.1 - Direitos Autorais e Stock Photos

Oie meus amores! Como vocês estão? Espero que todos estejam bem!

Como recentemente eu tenho acompanhado várias comunidades de blogueiras, visitados muitos blogs e notado certas dificuldades e duvidas, decidi começar um projetinho que estava planejando a um tempinho, que seriam dicas para blogueiras, mas são dicas mais técnicas que são úteis para esse mundo. Não irei entrar no assunto de “como conseguir mais visitas”, por que, cá entre nós, esse assunto já foi muito falado. O que eu irei entrar é em como conseguir deixar seu blog mais profissional e tirar proveito das ferramentas existentes para gerenciamento e controle, entre outros assuntos.

Decidi por começar a série de posts com um assunto que é muito importante: direitos autorais e uso de imagem.

Para começar, o que é direito autoral? Segundo ECAD Direitos Autorais:

Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.

Resumidamente, o Direito Autoral protege o autor perante

criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc

 E está assegurado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

Bom, eu recomendo você ler o artigo na integra para não pesar muito o post : Ecad Direitos Autorais
Esse site é voltado para proteção de direitos autorais da industria musical, mas já dá para ter uma ideia do que é.

Dicas para Blogueiras pt.1 - Direitos Autorais e Stock Photos

Você pode dar uma olhada em uma do Google que fala sobre isso também: Ajuda do Youtube: O que são Direitos Autorais?

E uma página maior, o Portal Brasil, do governo: Entenda a Lei de Direito Autoral

Eu irei ser direta e reta, como as coisas funcionam na prática para blogueiras/os. Irei utilizar por bases as licenças mais usadas na internet (e em blogs), também para simplificar as coisas. São as Creative Commons, que são licenças criadas por uma ONG em 2002. No Brasil elas já existem e são resguardadas pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. (fonte: Wikipédia).

Na prática essas licenças, em conjunto com os direitos autorais, NÃO PERMITEM o uso de suas obras ao menos que você permita! E você pode escolher a forma que suas coisas podem ser usadas. Por exemplo: Você pode usar sim, mas não pode usar para fins comerciais (não pode trazer lucro, por exemplo usar em uma propaganda); Você pode usar, mas não pode modificar; Você pode usar sem qualquer limitação; e até mesmo você pode proibir todo e qualquer uso (Aí temos a licença COPYRIGHT).

Copyright = Dá ao autor TODO e QUALQUER direito de uso. Proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo, é uma licença totalmente fechada, não permite modificação, alteração, distribuição e nem criação de obra derivada, SEM A PERMISSÃO DO AUTOR.

Enfim, ou seja, você não pode, por exemplo, pegar um texto de um blog/revista/jorna/etc e coloca-lo na integra no seu. Ao menos que seja permitido. E isso vale para músicas, fotos, imagens, TUDO. Tudo em seu blog deve ser de autoria SUA, ao menos que aquilo que não seja seu esteja seguindo as diretrizes estabelecidas pelo seu autor.

(Se você quiser ver quais licenças que tem, dá uma olhada aqui no site da Creative Commons)

Dicas para Blogueiras pt.1 - Direitos Autorais e Stock Photos

Por padrão, se você quiser, você pode CITAR pequenas frases ou parágrafos das obras, igual ao que eu faço, deixando os devidos créditos. Se você já fez trabalho acadêmico sabe do que eu estou falando. Mas vale a pena olhar se há alguma citação sobre os direitos de uso no site, ok?

Então a partir de agora, deixaremos expresso o que nós permitimos e não permitimos sobre nosso conteúdo criado, certo? Não há necessidade de citarmos tecnicamente o que é o que, mas deixe, sei lá, no canto do blog o que você acredita que seja o certo. E também tomaremos cuidado com as imagens que usamos nos nossos posts.

E é nisso que eu quero entrar agora e reforçar: O uso de imagem.

Você por acaso sabe se pode usar as imagens que está usando nos seus posts? No seu template? Aquela menininha bonitinha desenhada… Você sabe se poderia usa-lo? Não? Sim?

Se sim, parabéns, você não está fazendo nada de errado. Se não para “saber se pode” e “não pode” já é uma coisa mais grave. Você não pode simplesmente pegar uma imagem do google e jogar no seu blog. Não! Você deve verificar se pode usar, se não tiver nada, você não pode usar aquela imagem, ao menos que mande um e-mail pro dono e peça.

Sim sim, eu sei, é difícil, ainda mais com a replicação da imagem que temos no google. EU tenho muita imagem que peguei assim. Mas eu tento, pelo menos ver se a imagem é bem usada, e principalmente, tento ir atrás o máximo possível de imagens que sejam de uso gratuito, ou então eu gero minhas próprias imagens. Igual minhas fotos. O cabeçalho do meu blog é usado com imagens livres, desde que eu dê os créditos (que estão na lateral do blog), o template é nesse mesmo uso, e o crédito está no rodapé e no menu de cima.

Dicas para Blogueiras pt.1 - Direitos Autorais e Stock Photos

Mas eu tenho um truque para conseguir fotos livres. Gratuitas ou não. Conhece as Stock Photos? Não? Elas são imagens de alta qualidade feitas para serem usadas em trabalhos. Existem as pagas (shuttertock, photodune, etc), na qual você paga para ter o direito de uso, e as gratuitas (que no final do post estarei listando). Lógico, nas gratuitas entra os direitos de uso, mas normalmente elas são completamente livres. E essas imagens podem ser usadas ao seu dispor desde que respeitados os direitos. Pinterest, Tumblr, I Heart It não são fontes legais para se conseguir imagens, justamente por causa dos direitos. Se você pelo menos TENTAR procurar fotos que sejam livres para uso, você já dá uma cara mais profissional para seu blog, e, mesmo que não apareça, você está sendo profissional.

Use e abuse das Stock Photos!

https://www.pexels.com (Cada foto tem uma licença, vale dar uma olhada antes de pegar a foto)
https://unsplash.com/ (Livre)
http://images.superfamous.com/ (Licença Creative Commons 3.0, ou seja, você pode usar do jeito que quiser DESDE que dê os créditos)
https://pixabay.com/ (Livre)

Entre muitos outros que tem.

Sugestão de procura de palavra-chave para conteúdos livres de direitos:

Royalty Free (music, template, image, etc)
Free Stock Photos
Domínio Público
Sem Royalities
Royalities Zero
Royalities Grátis / Gratuítos

Lembrando que para procura ser melhor otimizada, é melhor procurar em inglês, além da maioria dos websites serem em inglês.

Enfim! Espero que gostem desse pequeno guiazinho e acompanhem que brevemente estarei trazendo outros conteúdos para você se aperfeiçoar no mundo dos blogs e deixar seu conteúdo mais profissional.

Beijinhos de luz, câmbio e desligo.

5 thoughts on “Dicas para Blogueiras pt.1 – Direitos Autorais e Stock Photos

  1. Eu ainda fico perdida com as coisas de direitos autorais, mas como disse a Lily Silva, seu post está cheio de conteúdo valioso! Ainda preciso parar e sentar, e tentar aprender um pouco mais sobre os direitos, acho bem importante estar por dentro das questões que nos cercam, ainda mais nós que trabalhamos com blogs e até mesmo o yt! Adorei tudo! E obrigada pela visita em meu blog. Beijos http://www.camarimdasdivas.com

    1. É importante tanto para nós sabermos o que fazer ou não, quanto para nos protegermos de pessoas que nos copiam. Até por que, podemos processar alguém por uso indevido de imagem ou conteúdo nosso. Por exemplo. A onde eu trabalho, toda e qualquer foto minha que vai ser usada, mesmo que no facebook da empresa, eu tenho que assinar um contrato para cada utilização dizendo que eu permito.
      Inclusive, tivemos problemas recentes com vários youtuber, porque o Yt fez a limpa em quem quebrava as regras de direito autoral de imagem e produtos piratas. Essas leis estão aí e vão bater na porta de quem quer que as quebre cedo ou tarde.

      Que bom que foi útil.
      Beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *