Expoflora 2015 – Eu fui!

Expoflora 2015 – Eu fui!

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Sabe um evento que é super bem organizado, que você consegue entrar, passear e se divertir com tranquilidade, segurança, sem empurra empurra, consegue comer sem fila, consegue usar o banheiro sem fila, consegue beber sem fila e consegue sentar onde quiser? Poisé, eu descobri essa jóia rara nesse fim de semana!

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera. Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.
Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.
Por isso, os mais de 300 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.
Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana.
Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Então, essa pequena intro já dá uma boa resumidinha do que se esperar do evento né? Flores, flores e mais flores! Cada uma mais bonita que a outra, com diversos tons e tamanhos. Igual à rosa que está no início do post. Ela é multicolorida mesmo! É a coisa mais linda de se ver. Há também variações de azul, rosa e a tão sonhada rosa negra.

O evento é grande, está localizado em um lugar com muito espaço. Você fica o dia inteiro lá explorando e não consegue ver tudo. E também, além do evento há excursões turísticas para a cidade de Holambra, onde é contada a história da cidade em conjunto à visitação de campos de flores, onde são cultivadas.

Para quem gosta de tirar fotos, digo que o lugar é perfeito. Você tem muitas montagens criativas em que podem ser usadas de inspiração e fundo.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Além dos restaurantes temáticos com comidas alemãs e holandesas (que eu não fui), que são muito bonitinhos, bem decorados e com uma cara de bem confortáveis, tem também uma mostra de Paisagismo, onde vários decoradores se aproveitam do espaço para criar diversos ambientes sob o tema do ano, que no caso era “Flores, Sabores e Sensações” que levava a pessoa a experimentar todos esses sentidos. E eu posso dizer que a ambientação e as criações são maravilhosas! A utilização de elementos, cores e flores conseguem criar uma paz anterior e um contato com a natureza muito especial. Se eu pude$$e ter metade do que foi exposto em UM ambiente eu estava feliz haha.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Posso dizer também que eu pude deixar a imaginação fluir com composições e fotografias diferentes haha. Haviam muitas coisas legais e idéias que talvez possam ser usadas no dia-a-dia, como por exemplo a utilização de lâmpadas queimadas como vaso! Eu ADOREI a idéia.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Além disso tudo, há também um shopping para venda de plantas que é ENORME, se não me engano eram mais de 3mil espécies a venda, entre plantas ornamentais, ervas aromáticas, bonsais, orquídeas, sementes, bulbos e material de cultivo. (infelizmente não tirei foto)

Mais ao fundo do evento, no lugar que acontece a parada da Expoflora e a chuva de pétalas (que já vou falar mais sobre), tem também um museu sobre a região de Holambra, um mini-zoo com alguns animais, equinos, bovinos, pássaros, cabras, etc etc. Uma feira de animais e o uma das coisas que me chamou muito a atenção: um parque! Haha, ele conseguiu ativar a criança dentro de mim. Eu não tenho muito o hábito de ir em parques itinerantes por causa da falta de garantia de segurança e manutenção, mas o lugar era tão bem organizado que eu decidi confiar, e os brinquedos pareciam em ótimas condições.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Sim, eu tenho 22 anos e me divirto em parques de diversões, vou sozinha mesmo. Meu pai, coitado, ficou segurando a bolsa e a câmera enquanto eu ia hahaha. Mas foi bom, ir em brinquedos de parque SEM FILA, é a melhor coisa do mundo e por pouco investimento eu me diverti mais que no Hopi Hari.

Enfim, no início da tarde, as 16:30 acontece a parada da Expoflora, em que desfilam os carrinhos temáticos, banda de fanfarra, o mascote do evento entre outros colaboradores do evento, e acontece também a chuva de pétalas!

Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores, aproximadamente, por dia.
As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre e, nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária flores utilizadas.

Infelizmente o helicóptero teve problemas técnicos e não poderia participar, sobrando para um da polícia militar fazer um ventinho para espalhar mais as pétalas, por que o dia não tinha uma brisa.

Posso dizer que é MUITO BONITA essa chuva! São pétalas e mais pétalas sendo jogadas ao ar, caindo como uma chuva e todo mundo querendo pegar. Diz a tradição que quem conseguir pegar uma pétala (sem trapacear) terá seus desejos realizados.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Expoflora 2015 - Eu fui!

Foi uma cena realmente muito bonita, de todos levantando as mãos ao céu (e dando energia para Goku -não) para tentar realizar um sonho. Infelizmente eu não consegui pegar, mas flagrei alguém conseguindo, hehe.

Como podem ver, dei a sorte de conseguir um dia maravilhoso, com o céu azulzinho. O que me ajudou muito na composição das fotos, por que ninguém merece né? Pegar uma chuva dessas com um céu cinza hehe.

Finalizando, o evento acontece nos dias 28 de agosto a 27 de setembro, sextas, sábados e domingos, incluindo dia 7 de setembro, das 9h às 19 horas. E além do que foi citado, há danças típicas uns 3 galpões grandes de venda de artesanato, presentes, artigos para o lar, roupas e calçados, souvenires holandeses e entre outros. Mais informações, você consegue no site www.expoflora.com.br .

Eu SUPER recomendo o evento, por que eu nunca tinha ido em um tão bem organizado, seguro e diversificado. É um super passeio para todo mundo, juro que não irá se arrepender.

Todas as fotos aqui no post fui eu que tirei, se quiserem ver mais, podem ir no meu álbum do facebook AQUI.

Espero que aproveitem!
Beijinhos

14 thoughts on “Expoflora 2015 – Eu fui!

  1. to de boca aberta, sou apaixonada por flores sabe, mas não acredito que ainda nao tinha ouvido falar, rs e tudo isso sem filas (pra mim é algo dificil até de imaginar rsrsr odeiooo filas) quanta coisa bacana, bateu lombriga de vontade conhecer!! Muita coisa legal junta, porque além de flores adoro conhecer culturas diferentes!! Você A-RRA-SO-U-U-U nesse post!! Bjao :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    1. Eu adoro flores! Sempre que posso, tiro fotos de algumas que aprecem por ai haha. E quanto a fila eu não sei dizer se foi por que eu fui no primeiro fim de semana, mas o lugar é tão espaçoso e tão mal divulgado (como você falou, não tinha ouvido falar, eu ouvi falar através de uma jornalista que comentou que ia cobrir), que não deve encher tanto não.

      Quanto a parte cultural tem bastante coisa mesmo, você iria gostar, acredito eu.

      Beijinhos! Que bom que gostou do post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *