Série de Natal: Decorando a Árvore

Série de Natal: Decorando a Árvore

Aaaaah, Natal! Finalmente Natal, fim de ano, festas…. Espera! Já é NATAL??!! Caramba!!! Como o tempo passou. Nem parece que o ano começou e eu já pensava “calma que acaba rápido”. Haha. Bom, essa é uma das épocas que eu mais gosto. Não por causa das festas, por que eu não costumo juntar gente em casa, mas por causa da decoração. Pra mim é uma coisa muito mágica, montar a árvore, decorar a casa, aaah.

Em comemoração à essa época tão legal, decidi separar uma série de posts, que sairão toda sexta-feira (para que você tenha tempo de pô-los em prática). Sobre o natal! Isso. Serão ao total 4 posts nesse mês. Com dicas de como decorar a casa com DIY, como montar sua árvore, enfim. Surpresas virão!

Deixando avisado, que só nesse mês, o cronograma de postagens mudará. Os posts nesse mês serão de Segunda, Quarta e Sexta.

Neste primeiro post, falarei um pouco sobre o Natal e em seguida darei umas dicas de como você pode montar sua árvore de forma diferente, usando a que já tem, ou inovando.

Bom, vamos lá!

O Natal, dia 25 de Dezembro é sobre o nascimento de Jesus. Isso todo mundo já sabe. Mas da onde veio a comemoração moderna?

A figura do Papai Noel acredita-se que é inspirada em um bispo muito bonzinho chamado Nicolau. Esse bispo gostava de deixar presentinhos para pessoas pobres, deixando saquinhos de moedas próximas as chaminés. Esse Nicolau foi transformado em santo e virou o São Nicolau. E a associação do São Nicolau ao natal ocorreu na Alemanha, coisa que se espalhou pelo mundo rapidinho.

Acredita que a roupa do Papai Noel era marrom ? Siiim, graças a Coca-Cola e uma ótima campanha publicitária, essa roupa ficou vermelha! Interessante né? Propaganda influenciando tudo!

E a árvore, da onde vem?

Ela vem de uma tradição, novamente na Alemanha, aproximadamente em 1500 e quebrados, começada por Martinho Lutero. O que aconteceu é que ele passeando a noite, viu pinheiros cobertos de neve e se apaixonou pela imagem que via. Junto com isso as estrelas ajudaram a compor o cenário. Sendo assim Lutero reproduziu em sua casa essa cena, usando-se de galhos de árvore, estrelas, algodão e outras coisas. Isso virou uma tradição e foi exportada para o mundo através dos alemães.

Ah! O “Natal” em si é e foi comemorado por diversas culturas, não necessariamente sendo a comemoração do nascimento de Jesus, mas também a passagem do ano ou das estações.

E para embalarmos nesse tema, mais precisamente as arvores, indico algumas formas que você pode montá-las! Hoje em dia, o recomendado é sair daquele padrão da arvore verde com bolinhas coloridas, por que não? As coisas são tão diversificadas hoje em dia!

Aliás, você sabe como realmente montar uma árvore? Não digo na parte criativa, digo nas ordens certas. Você começa de baixo para cima, espalhando bem os enfeites, começando do maior para o menor, colocando os maiores no fundo também para dar um toque legal. Aí você coloca o que vai na ponta e no final as luzinhas.

Ah, uma dica importante! Cuidado com as luzinhas, principalmente se elas não forem de led. Elas são perigosas, não podem ficar abafadas e devemos prestar atenção se elas não esquentam muito ou não estão danificadas, por que elas pegam fogo. Dê preferencia as de led. E se tiver crianças em casa nada de enfeites de vidro hein!

Que tal umas inspirações que fogem da arvore padrão?

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série de Natal: Decorando a Árvore
Reprodução / Pinterest

Se você não tem espaço, ou está cansado da monotonia da arvore padrão, por que não monta uma com fotos? Se você faz festa com seus familiares, reunir um punhado de fotos com eles dará um tom especial, e garanto que todo mundo ficará parado se procurando nas fotos e lembrando de bons momentos.

Para isso você só precisa de um rolo de fica dupla-face (que seja bem leve, nada de uma de alta força). A estrela ali em cima foi colada com fita adesiva vermelha e as luzinhas com fita adesiva transparente.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série de Natal: Decorando a Árvore
Reprodução / Pinterest

Essa árvore é bem legal. Ela foi decorada com flocos de neve (que explicarei no próximo post como fazer com papel sulfite!), luzinhas, um rolo de espuma para enchimento que você acha em lojas de armarinhos e artesanatos e feltro colado! A cabeça é uma bola desse enchimento com feltro e a cartola é colada com flores artificiais, com cola quente.

A parte de baixo, a vermelha, você pode fazer com tule.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série de Natal: Decorando a Árvore
Reprodução / Pinterest

Essa arvore aqui, é apenas uma escada enrolada com luzinha de natal e com os enfeites pendurados. Simples né? Mas não deixa de ser bonita!

Uma das inovações que pudermos ver no natal, são as arvores de outra cor. Você pode pegar desde azul, rosa, até as brancas que já vem com led colorido, não precisando de mais nada para decora-la, apenas se quiser.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série de Natal: Decorando a Árvore

Gostou das inspirações? Lá vai mais algumas idéias:

  • Por que não fazer uma árvore monocromática? Espalhe bolinhas e laços de uma só cor pela árvore;
  • Você pode só usar laços multicoloridos;
  • Se quiser um cheirinho bom na casa, temos as arvores naturais, só que essa, se bem cuidada, dura o ano todo; e
  • Para crianças, o legal é ter uma arvore menor e acessórios infantis.
Enfim! O mais importante é soltar a imaginação!
E aí gente? Gostaram do post? Aguardem que na próxima semana teremos mais coisas!

6 thoughts on “Série de Natal: Decorando a Árvore

  1. Oieee! acabei de conhecer o seu blog, achei um graça! (Mas não consegui seguir, fiquei clicando e nada acontecia… T^T Depois tento)
    aqui em casa a árvore de natal já foi montada XD Pena que os gatos sempre quebram metade dos enfeites HAHHA eu adoro olhar o pinterest pr ter essas inspirações!
    Adorei o post, beijinhos!

    Himitsu

    1. Gatos e arvores de natal não dá muito certo né? Haha, no meu caso a minha cachorra (que é cega) acaba ficando entalada atrás da arvore e sai arrastando ela, isso quando não derruba haha.
      Que estranho que você não conseguiu seguir, vou dar uma olhada nisso.

      Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *