6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

Eae gente!! Como vão? Cá tô eu com mais um post com dicas para blogs! Dessa vez vamos falar dos layouts. Mas o que é o layout? Ora bolas, é a cara do seu blog. É a identidade do seu blog, é aquilo que mostra as suas coisas. E ao contrário que muita gente pensa, é muito importante ter um layout legal. Mas isso não quer dizer que você tenha que desembolsar para um profissional logo de início. Há opções muito legais por ai, juro! Esse layout, por sinal, ele é gratuito, editado por mim, lógico que de uma forma mais avançada, mexendo no html e tudo, mas não deixa de ter a cara que o blog precisa.

Bom, vamos começar? Eu separei algumas dicas essenciais para o layout do blog, que vão ajudar você e seus leitores a acompanhar as postagens de forma confortável, sem esquecer a beleza e praticidade.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

1º Onde conseguir layouts gratuitos / free ?

Separei alguns links de lugares que eu gosto e confio para você escolher o layout ideal para seu blog.
Esses três lugares oferecem templates bonitos, bem codificado, geralmente responsivo e de todos os temas possíveis. 
Todos vem com suas respectivas instruções. Só recomendo saber um pouco de inglês ou jogar no tradutor do google.

2º Atenção com as cores do blog

Sim, você deve tomar cuidado com as cores do blog. Um layout com uma alta concentração de contraste torna as coisas muito desconfortáveis de ler, um exemplo disso seriam os temidos blogs fundo preto com letra branca ou fundo azul com letra branca e por aí vai. E a coisa fica mais feia ainda no celular, sério! A tela fica menor ainda e o contraste dificulta mais. Seguir o padrão branco com preto ou cinza claro com preto é o melhor, pelo menos para os textos corridos, se quiser decorar com cor algum título ou alguma ênfase, nada te impede, é até melhor para quebrar a monotonia das cores.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

3º Diagramação 

Se tem uma coisa que eu sei falar é diagramação, afinal, é uma coisa que a gente estuda bastante no curso de Design.
Diagramação é tudo! Facilita a leitura, deixa-a mais confortável visualmente e deixa mais confortável para ler. Saber pelo menos o básico da diagramação ajuda bastante na hora de escrever. E isso não não é somente para textos, o uso de imagens também entra na diagramação. 
Não faça um texto longo totalmente corrido, use imagens para quebrar um pouco a monotonia, isso faz com que o texto pareça menor do que é, diminui a ansiedade do leitor para terminar o texto e quebra um pouco o bloco negro criado, dá tempo para o texto “respirar”
Lembrando que é legal que as imagens sigam sempre o mesmo tamanho! Isso deixa o conjunto elegante. E ah, dica, nomeie legal as imagens, não só “pdsokdp.jpg”, nomeie com um nome que seja realmente interessante, isso faz com que ela apareça na busca do google.
Evite usar fontes não-serifadas no texto (saiba identificar na imagem abaixo). Quando nós lemos o texto, nós não olhamos letras por letras, nós tiramos “fotos” das palavra e o cérebro vai associando rapidamente. Então fontes com perninhas diminuem os espaços entre as letras, aumentando o chamado “bloco óptico” , facilitando a associação do cérebro na hora da leitura, sendo assim mais confortável e prático. 
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog
As fontes mais indicadas nesse caso, são as comuns como por exemplo:
Palatino Linotype
Book Antiqua
Bookman Old Style
Georgia
Adobe Garamond Pro
Courier
Bodoni
Sans Serif
Times New Roman
e outras.
Mas lógico, se quiser colocar uma fonte não-serifada, você também pode! Cabe você ter um pouco de noção se a fonte é gostosa de ler e não cansa a vista. Como por exemplo a minha do blog. Eu uso a Raleway.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

4º Peso do Blog

Outra coisa importante que as pessoas esquecem, é o “peso” do blog. Antigamente, nos anos 99, início dos anos 2000, com o boom dos blogs, era fácil encontrar blogs cheios de frufrus. Título de página que se mexiam, coisas caindo, coisas seguindo o mouse, brilhos, etc etc etc, e sério, isso era um inferno! Principalmente para quem tinha internet discada. 
Hoje em dia não se tem mais essas práticas, mas isso não tira o fato que ainda há casos que o blog é muito pesado, até para internet banda larga. Vamos lembrar que o mundo hoje é imediatista, então se o blog demorar 10 segundos a mais para abrir, geralmente a pessoa já não vai estar mais tão aberta para o conteúdo ali dentro. 
E o que pesa o blog?
Talvez você tente adicionar alguns “acessórios” no blog como scripts, imagens rodando ou alguma coisa assim. As vezes essa ideia de ficar adicionando códigos, principalmente scripts no blog acaba pesando na hora de carregar, por que o navegador tem que baixar e processar as informações para depois aplica-las. Isso sem contar que quebras e códigos errados que dificultam ainda mais a história. 
Muitas imagens pesadas (recém tiradas da câmera por exemplo) pesam também, por que dependendo da plataforma, ela não sofre redução na hora de postar e é 2mb, 3mb para baixar de uma só vez, agora imagina um post com 10 imagens dessas? De que adianta jogar uma imagem com 2000px de largura, se a área de post é menos da metade disso e não vai exibir o resto?
Agora imagina um blog que demora 40 segundos em uma banda larga rápida sendo carregado em uma internet 3g. Temos geralmente 200mb disponíveis por dia, dependendo do plano, e o blog que a pessoa tenta abrir tem 10 imagens de 3mb cada. Isso já dá 30% da franquia diária para UM POST. 
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

5º O Blog Funciona em Celulares?

Chegamos em um ponto muito importante! Nesse blog, por exemplo 37% das visitas provém de celulares, contra 59% de computadores e 2% de tablets. No mundo conectado de hoje, nós somos obrigados a suportar todas as plataformas. Se o meu blog não funcionasse ou fosse confortável de se acessar de celulares eu estaria perdendo 37% das minhas visitas e isso é MUITA COISA!
Certifique-se que dê para navegar no seu blog de uma forma que seja confortável, prática e acessível. E que principalmente não dê trabalho e haja acesso as coisas mais importantes do blog. Tá ai outra máxima de não encher de scripts o blog, por que geralmente há coisas que não são compatíveis. 
Teste no seu celular, no celular de fulano, ciclano ou melhor, teste na ferramenta do google: 
e nesse
http://mobiletest.me/
Você sabia que o Google dá preferências para sites que tem melhor compatibilidade com celulares? Não?! Poisé.

E por último…
6º Cuidado com as Propagandas que Você Coloca.

Existe por exemplo um site de propagandas que paga por visualização do banner deles. E nesse tipo há a categoria de “popup”. Você sabia que esse popup é imensamente chato e espanta leitores? É meio que consenso, quem encontra blog com propaganda desse tipo, tende mais a fechar a página ao invés de procurar um lugar para fechar. E é pior ainda se não fechar!
Além disso, há um perigo das propagandas estarem transmitindo vírus ou roubando dados de seus leitores. Então eu recomendo sempre usar propagandas de lugares confiáveis e de formas não invasivas.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 6 Dicas para melhorar a cara do seu blog
Enfim! Cabou.
Espero que tire bom proveito dessas dicas, pois eu fiz com muito carinho, haha. São experiências minhas que eu aprendi com muito tempo trabalhando com webdesign e com muito estudo. São dicas que ajudam bastante na hora de manter o seu blog e fidelizar leitores.
Quem quiser adicionar mais coisas, sinta-se a vontade de usar os comentários! Agregar informações é sempre legal. 
Beijinhos!
CONFIRA OS OUTROS POSTS DA SÉRIE

Dicas para Blogueiras pt.1 – Direitos Autorais e Stock Photos

6 thoughts on “6 Dicas para melhorar a cara do seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *