8 Cuidados com os cabelos no Verão

8 Cuidados com os cabelos no Verão

Aaah, verão, época de curtir a praia, a piscina, o sol, se usar roupas mais leves, frescas e …. Pera…. EU ESTOU PEGANDO FOGO! Fecha a porta do forno, por favor!

Brincadeiras a parte, o verão é uma época em que, naturalmente, nos expomos mais no sol, e é a época que os raios UV estão em alta também, então não deixe de usar protetor solar, inclusive falei disso no blog, no post sobre o Dezembro Laranja.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 8 Cuidados com os cabelos no Verão

1- Use protetor solar no cabelo também

Não adianta usar um protetor térmico, por que ele é para proteção térmica, ou seja, de calor. Ele é para utilizar com o secador e a chapinha. Logo, você precisa de algo que proteja dos raios UV, que são tão danosos para o cabelo, quanto para a pele. Quem tem cabelo naturalmente claro ou com química, principalmente descoloração deve tomar cuidado com esse ponto.

Deixo aqui um link para o blog Chibi Room, especificamente para um post do blog onde há um aprofundamento maior neste assunto.

2- A água doce é um ótima amiga dos seus cabelos

A água do mar por ser muito salgada altera o ph do cabelo, fazendo as cutículas se abrirem e deixarem sair o que está no interior, além de fragilizar, desbotar e ajudar a embaraçar (e muito o cabelo). O mesmo acontece com água da piscina que é tratada com cloro. Então dar um banho de água mineral sempre que possível durante a permanência na praia ou piscina é uma boa pedida para a saúde dos fios. Faça quando sair da água e for ficar um tempo considerável fora da água.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 8 Cuidados com os cabelos no Verão

3- Água de cachoeira? Sim!

A água da cachoeira(quando limpa) por vim de fontes naturais costuma ter mais nutrientes e sais minerais que fazem bem para o cabelo. Pois é, ela não faz bem só para o corpo e para a alma como também faz bem pro cabelo. Por ela ser doce e gelada, ajuda a manter os fios com as cutículas bem fechadinhas, dando brilho e firmeza.

4- Creme no cabelo antes de entrar na água é a melhor pedida

Você já sentiu o cabelo áspero e frágil após um banho de mar ou piscina, certo? Pois é, como comentei acima, ambas as águas alteram o ph do cabelo, danificando-o e deixando áspero. Para evitar os danos, proteger e ajudar a desembaraçar e quebrar o efeito, um bom banho de creme no cabelo, no lugar mesmo, ajuda.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 8 Cuidados com os cabelos no Verão

Não precisa ser creme caro, nem nada. Um creme baratinho, simples (eu uso yamasterol por ser barato, líquido e render), usado logo depois do banho, já é mais que suficiente, seu cabelo agradece. Você usa igual ao protetor solar: se molhou? Retocou. E pode bezuntar bem mesmo!

5- Hidratação? Por favor.

O cabelo resseca nessa época, seja pela água, seja pelo sol, então um hidratação de vez em quando vai bem. Vale um creme ou um condicionador mais hidratante. O cabelo vai ficar menos seco e aguentar o tranco das férias. Eu gosto muito de usar o creme Monange, mais especificamente o rosa. Ele é fácil de achar, barato, extremamente hidratante, liberado para low e no poo e beeem cheirosinho.

6- Ficar preso? Evite

Cabelo molhado preso dificulta a secagem, logo favorece fungos e fragiliza. Além da tração de manter preso. Evite. Mas lógico, não dá para ter cabelo longo e ficar pulando na água né? Dar.. Dá, claro, haha, mas para quem se incomoda, um rabo de cavalo mais frouxinho ajuda. E soltar assim que for possível.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 8 Cuidados com os cabelos no Verão

7- Evite chapinha e secador

Essa é auto-explicativa, não? O calor já faz o papel do dano por temperatura, então tenta dar uma evitadinha. Além do calor que esses aparelhos geram né? Ninguém merece ficar no banheiro com uma “lareira” ligada na tomada.

8- Não penteie o cabelo molhado pós banho.

Por todos os motivos já citados, o cabelo molhado, seja por banho, banho de mar ou de piscina está áspero e frágil. Deixe para pentear com os dedos e com um creme junto. E só depois de limpo e seco usar uma escova.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 8 Cuidados com os cabelos no Verão

 

2 thoughts on “8 Cuidados com os cabelos no Verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *