O mercado de blogs tem ficado cada vez mais competitivo, e é nesse momento que precisamos pensar em como nos diferenciar da “concorrência” e tomar a frente na hora de conquistar seu público e suas visitas, e uma forma de se fazer isso é com o SEO para blogueiras.

Hoje eu trabalho como analista de marketing digital e com meus conhecimentos acredito que talvez possa auxiliar blogueiras e blogueiros a começarem a se diferenciar de forma profissional perante o mercado. Afinal, todo mundo gosta de ter o trabalho reconhecido, não?

Neste post, falarei especificamente de SEO básico, que é o que eu mais trabalho dentro da minha área de atuação que é o marketing digital e estarei compartilhando meus conhecimentos com vocês.

SEO vem da palavra inglesa Search Engine Optimization, ou na tradução literal, Otimização de Sistema de Busca. O que ele faz? São técnicas para otimizar o seu site/blog para que ele seja melhor visto e indexado pelo Google. Ou seja, para que apareça primeiro quando uma pessoinha buscar por determinado assunto.

Esse assunto é bem profundo, e vai bem além do seu uso no post do blog. Ele entra, por exemplo, na codificação do template. Para não aprofundar tanto, vamos começar falando em algumas técnicas que você pode aplicar aqui e agora no seu blog para começar a dar uma guinada nas suas visitas.

SEO para Blogueiras: Entenda o que é Palavras-Chave

Palavras chave são as palavras que vão ser pesquisadas e encontradas pelo seu consumidor. Ou seja, é aquelas palavras usadas na pesquisa do Google. Você pode ter uma noção de quais palavras estão sendo mais pesquisadas através do Google Trends. Inclusive, ele é ótimo para quem quer fazer um post ou vídeo relacionado à assuntos mais falados no momento.

Tenha o seu post em mãos. Agora imagine palavras ou frases pequenas que sejam relevantes ao seu texto. Para esse post, seria algo como “SEO básico” “SEO para iníciantes” “Dicas de SEO para Blogueiras” e por ai vai, essa lista vai longe, coloque-se no lugar da pessoa que está pesquisando o conteúdo contido no seu post. Agora, defina uma palavra-chave e use no seu título em seguida use a sua lista de palavras-chave no seu texto, lógico, de forma coesa, não precisa ser todas use as mais relevantes. Assim, quando um consumidor em potencial pesquisar aquelas palavras, tem chance do Google apresentar o seu texto por conter as mesmas palavras, entendeu?

O Google entender que se você buscar “galinha pintadinha” o blog que mais falar, citar de forma coesa e indicar que fala sobre “galinha pintadinha” é o truque.

Dicas para melhor desempenho:

  1. De inicio escolha as palavras-chave que chamamos de cauda longa, são termos-chave com três palavras ou mais, a chance de você aparecer primeiro para essas palavras é maior que para uma pesquisa de uma única palavra.
  2. A repetição de uma única palavra-chave central no texto é essêncial no SEO para Blogueiras. Quanto mais vezes aquela única palavra-chave for repetida, melhor, desde que o texto mantenha sua coerência. Repetir a mesma palavra seguidamente não adianta de nada. Além de ser recomendado utilizar sinônimos e variações.

SEO para Blogueiras parte 01: o truque que ninguém conta para aumentar suas visitas

SEO para Blogueiras: PageRank do Blog

O PageRank é a nota que o Google te dá. Ou seja, se seu blog/site estiver de acordo com as diretrizes do Google ele vai te dar uma nota mais alta ou mais baixa se não estiver.

Vai ser essa nota que vai impactar diretamente na posição que seu site vai aparecer na busca. Quando estamos trabalhando o seo para blogueiras, devemos prestar atenção em diversos aspectos do blog.

Existem muitas coisas que impactam o desempenho do seu blog/site nessa nota, entre elas, por exemplo, se o blog funciona bem em celulares, se ele abre rápido, se a codificação do layout está correta, se não há erros na codificação, se o blog está claro para o robozinho do Google ler, se há links, referências. Se alguém cita seu blog em outro lugar, entre outras coisas.

Uma versão mobile de site/blog é uma versão que abre corretamente e de forma diferenciada e adaptada em um celular ou tablet. É nítida a diferença e a facilidade de abertura quando um site tem sua versão mobile. Então dê sempre preferência para layouts responsivos, que se adaptam nas diferentes plataformas. E isso tudo interfere na forma que o Google vai ver seu site. Ele vai dar uma maior relevância se houver uma versão mobile, ok? Existe uma ferramenta do Google que vai te dizer se o blog/site é Mobile Friendly, que é a ferramenta Google Mobile Friendly, ele vai analisar seu site e te dar uma resposta.

SEO para Blogueiras parte 01: o truque que ninguém conta para aumentar suas visitas

Quanto mais rápido seu blog abre, melhor. O que impacta nessa velocidade? O uso exagerado frufrus, má codificação do blog e posts, servidor de má qualidade, entre outras coisas. A ferramenta Google Pagespeed Insights vai analisar seu site/blog e te dar uma resposta.

Por isso quando trabalhamos com o seo para blogueiras, devemos adquirir um template para o blog de um lugar de confiança, pois templates alterados através de tutoriais ou criados por pessoas que não levam em consideração o fator SEO para blog afetam negativamente seu desempenho, deixando seu blog em desvantagem.

Link Bulding é em tradução Construção de Links, resumidamente a quanto mais vezes seu site é citado fora dele mesmo, melhor é. Isso é basicamente indicação de link, por exemplo um post de outro blog que fala sobre meu blog. Só que tem uma coisa, essa nota que a indicação recebe é influenciada pelo Page Rank do blog/site que está te citando, quanto mais alto o Page Rank, melhor é. Ou seja, é preferível ter 1 citação do seu link em um site de Page Rank alto, do que ter 100 citações em um Page Rank baixo. É a mesma coisa que uma autoridade (Page Rank alto) falar que você realmente manja do assunto. Tendeu?

E AH! Colocar ao menos um link para um site externo ao seu nos seus posts, ajuda bastante a ganhar pontos também, tá?

Outro ponto interessante é citar seus outros posts dentro de seus posts. Pois assim você cria uma linha fluida de leitura para o usuário, além de ligar um assunto ao outro.

Deu para começar a ter uma noçãozinha do que estamos falando? Sim? Que bom! Não? Deixa um comentário ali embaixo que eu tiro sua dúvida 😉

E continue acompanhando o blog Sakury’s, confira dicas de moda, beleza, marketing, lifestyle e tantas outras coisas! Fique ligado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE